IBOPE Nielsen Online: Internet no Brasil cresceu 16% em um ano

Acesso em residências é o que mais cresce.

O número de pessoas com acesso no local de trabalho ou em residências chegou a 70,9 milhões de pessoas. É a primeira vez que essa marca é superada no Brasil, resultado de um aumento de 7% nos últimos seis meses e de 16% no período de um ano. O número, que é atualizado trimestralmente, era de 68 milhões até o mês anterior.

Evolução do número de pessoas com acesso, em milhões – trabalho e domicílios – Brasil – agosto de 2009 a agosto de 2012

Quando considerados todos os ambientes (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), o acesso à internet atingiu 83,4 milhões no segundo trimestre de 2012.

Número de pessoas com acesso, em milhões – domicílios; trabalho ou domicílios e qualquer ambiente- Brasil

Das 70,9 milhões de pessoas que tem acesso em casa ou no trabalho, 50,7 milhões foram usuárias ativas em agosto, o que significou um crescimento de 5% sobre o mês anterior e de 13% sobre os 44,9 milhões de agosto de 2011.

Tempo de uso por pessoa, número de usuários ativos e número de pessoas com acesso – Brasil – trabalho e domicílios – julho e agosto de 2012

Acesso em domicílios

A maior parte do crescimento no acesso à internet no Brasil ocorre em residências. O total de pessoas com acesso em casa chegou a 67,8 milhões, uma evolução de 17% no espaço de um ano e de 41% em dois anos.

Na comparação com os outros países acompanhados pela pesquisa da Nielsen Online, o Brasil continua registrando a maior expansão do acesso à internet domiciliar.

Evolução do número de pessoas com acesso, em milhões – Brasil e nove países – domicílios – agosto de 2010, 2011 e 2012

Das 67,8 milhões de pessoas que moram em domicílios com acesso no Brasil, 41,5 milhões foram usuárias ativas em agosto, o que representou aumento de 17% sobre os 37 milhões de agosto de 2011.

O crescimento do acesso em casa acompanha a transição para conexões de banda larga de maior velocidade. Em agosto de 2010, 17% das pessoas com acesso domiciliar tinham conexões com capacidade superior a 2 Mb. Dois anos depois, cerca de 45% já têm esse tipo de conexão.

Evolução da distribuição do número de pessoas com acesso em domicílios, segundo a conexão, em percentual – Brasil – agosto de 2010, 2011 e 2012

Categorias no trabalho e em domicílios

Os sites que mais cresceram em agosto na comparação com o mês anterior foram os de pesquisa de trabalhos escolares, livros digitais, cartões de felicitação, portais e celular. Nos últimos meses, cresceram também a audiência de páginas de destinos de viagens, fotografias e esportes.

Fonte: IBOPE Nielsen Online

 


Anterior

Associados

Próximo